Para fidelizar seus pacientes, é necessário ter excelência em todas as etapas do processo, desde o pré atendimento, até o pós atendimento.
A relação médico – paciente ou terapeuta – paciente, é uma relação de cliente e prestador de serviço. É certo que o paciente precisa de você, mas não se esqueça que você também precisa dele.
Mantenha isso em mente se você tem como objetivo fidelizar os seus pacientes.
1 – Faça com que seu futuro paciente não esqueça da consulta ou sessão
Nenhum paciente deveria se esquecer da sua consulta ou sessão, mas além dos pacientes que já são recorrentes, você deve prestar uma atenção especial a quem ainda não conhece os seus serviços.
Um paciente só é realmente o seu paciente quando ele passa pelo primeiro atendimento.
As pessoas marcam consultas ou sessões e por muitos motivos não aparecem, e um desses motivos é simples: o esquecimento.
Por isso você deve começar enviando lembretes aos seus pacientes, principalmente, aqueles que ainda não iniciaram de fato os serviços no seu consultório ou clínica.
Quando o assunto são lembretes você tem algumas opções:
- Confirmar a consulta via ligação.
- Enviar mensagem via WhatsApp ou SMS.
- Enviar um e-mail de lembrete.
Hoje em dia há programas que realizam o envio de SMS e e-mails automáticos aos pacientes que marcaram consulta.
2 – Não deixe o paciente esperando
Todos nós sabemos que imprevistos acontecem, entretanto, não é recomendado que você deixe o seu paciente muito tempo na sala de espera.
Infelizmente, essa é uma conduta um pouco comum, e é aqui que você pode se destacar e garantir a fidelização dos seus pacientes.
Dependendo do tipo de especialidade que você atende poderá ter pacientes em situações psicológicas que exigem atenção, ou que estejam com desconforto por causa de dores físicas.
É importante trazer a humanização para esse tipo de atendimento, pois na maioria dos casos, o paciente que está enfermo, gostaria de estar no conforto do seu lar ou realizando outros compromissos, por isso faça o seu melhor para respeitar o tempo do paciente.
Para que possíveis atrasos diminuam, o que você pode fazer é definir um tempo médio para cada procedimento ou consulta e estabelecer intervalos de tempos que atendam a sua necessidade e do paciente, deixe também um espaço na agenda para imprevistos.
3 – Pós-atendimento
O contato que você mantém após o atendimento é uma das partes mais importantes da fidelização dos seus pacientes.
Não estamos falando de apenas mandar uma mensagem para saber como paciente está, ou como foi a sua recuperação, ou se está gostando do resultado do procedimento, a questão é muito mais profunda.
No ambiente de marketing e vendas, o que vamos explicar aqui, chama-se nutrição de lead. Lead é aquela pessoa que está interessada nos seus serviços.
Um ex paciente, é um lead, e essa estratégia consiste em estar presente na vida do paciente, agregando de alguma forma, sem cobrar nada por isso.
Já pensou em criar um fluxo de e-mail ou mensagens de WhatsApp, com dicas, notícias e informações sobre a sua área médica e enviar isso em massa para todos os seus pacientes?
Veja, é uma via de mão dupla!
Enquanto você entrega um conteúdo de valor, que deixa o seu paciente informado, você faz com que ele não esqueça dos seus serviços, e acredite, muitas pessoas voltam exatamente porque você trabalhou para que ninguém te esquecesse!
Dar a atenção necessária no primeiro contato do paciente, inclusive lembrando da consulta ou procedimento, depois prestar um bom atendimento, humanizado e ainda, após esse atendimento, manter contato com essa pessoa é um excelente caminho para manter a sua agenda lotada e fidelizar seus pacientes!
Aqui no Coworking Saúde Integrada oferecemos uma estrutura completa para profissionais da saúde, com serviço qualificado de recepção, agendamento eletrônico ou por meio de WhatsApp.
Além disso, o espaço é todo pensado para o conforto e bem-estar do seu paciente e a sala é preparada de acordo com sua especialidade. Dessa forma, você apenas precisa pensar em como ser o melhor profissional para o seu paciente!
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